quinta-feira, 23 de outubro de 2008

PARA REFLETIR...



O desenvolvimento da auto estima é um tema transversal portanto deveria ser trabalhado preferencialmente com professores e alunos.

Sabemos que aprendemos num clima de confiança, incentivo, apoio e auto-conhecimento e que quando somos aceitos e considerados tendemos a desenvolver uma atitude de maior consideração em relação a si mesmo.

Penso que é nosso dever colaborar na criação de um grupo onde o poder é compartilhado, onde os indivíduos são fortalecidos, vistos como dignos de confiança e competentes para enfrentar problemas.

Para tanto precisamos praticar uma pedagogia de compreensão contra a pedagogia da rigidez, do pensamento único, da desvalorização dos menos inteligentes, dos fracos, problemáticos ou perdedores.

Mas como trabalhar emoções quando o professor costuma não ter essa formação emocional e afetiva na graduação e ainda como trabalhar auto estima quando a falta de valorização profissional que desmotiva é cada dia mais forte?

O professor que lida bem com suas emoções confere às suas palavras gestos de clareza geralmente de forma tranqüila sem agredir o outro e o aluno capta claramente as mensagens transmitidas por ele.

E ainda o professor equilibrado nos encanta.



http://www.eca.usp.br/prof/moran/afetividade.htm

CURSO DE EDUCAÇÃO DIGITAL

Nós professores da E.E.F. São João Batista, estamos hoje dia 23 de outubro de 2008, reunidos na GERED participando do curso de Educação Digital promovido pela SED.
Este curso está sendo oferecido a nós professores para aprimoramento dos nossos conhecimentos em informática, criação e manutenção do blog.

CURSO DE EDUCAÇÃO DIGITAL