segunda-feira, 10 de novembro de 2008

ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM ENVOLVENDO A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA ( Professoras Rejane e Roseli)

TEMA: ESTUDANDO AS EMBALAGENS


SÉRIE: 6ª SÉRIE
CRONOLOGIA: 1 mês


JUSTIFICATIVA: Uma das principais coisas que distinguem os seres humanos de outros seres vivos é a aquisição da capacidade de agir sobre a natureza para criarem suas próprias condições de existência. Em outros termos, é a capacidade que têm de agir sobre o meio natural para criarem seu próprio meio. Desta forma, mais do que adaptar-se às condições do meio, lei biológica universal, os seres humanos adaptam suas necessidades. Admitindo-se ainda, que a ação de transformar a natureza está diretamente relacionada com o crescente desenvolvimento das funções e habilidades que caracterizam a condição humana, chega-se à conclusão que os seres humanos são responsáveis pelas conseqüências do modo de organização de suas condições de existência terá na realização humana de todos e de cada um deles e pelo impacto que sua ação causa sobre a natureza terá no conjunto do ecossistema.
Pensando nisso vê-se a necessidade desse projeto com o objetivo de desenvolver saberes e valores que permita aos nossos alunos compreender a realidade social e ecológica e adquirir os valores que lhes permitam construir o meio humano sem destruir o meio natural.
No contexto atual, é inegável de se pensar nas embalagens de alimentos sob diferentes visões: a adequação da embalagem a o tipo de produto, garantindo-lhe maior conservação e, consequentemente, evitando o desperdício e a poluição, a praticidade das embalagens, transportes de acondicionamento em armários e geladeiras e, principalmente, o uso de embalagens recicláveis que não comprometam a sobrevivência do planeta. Assim, explorar o uso de embalagens em sala de aula possibilita um trabalho interessante e motivador para trabalhar os conteúdos matemáticos e também com temas transversais como Saúde e Meio Ambiente.

OBJETIVOS:

- Classificar as embalagens segundo as formas;
- Explorar sistemas de medida: massa, capacidade, volume e área;
- Organizar dados em tabelas e gráficos;
- Problematizar situações relativas à produção de embalagens;
- Propiciar situações de reflexão e análise dos problemas decorrentes da extração de matéria-prima para a produção de embalagens;
- Desenvolver a importância da necessidade da escolha de embalagens adequadas à conservação dos alimentos, acondicionamento em estoques e fácil reciclagem.

CONTEÚDOS

- Distâncias;
- Formas geométricas (quadriláteros, triângulos, círculos, etc.);
- Cálculo de áreas;
- Cálculo de áreas de figuras planas;
- Cálculo de volumes (unidades utilizadas);
- Massa.


MATERIAIS

- Embalagens variadas de produtos alimentícios trazidas pelos alunos;
- Material diário dos alunos, como régua, caderno, borracha, lápis e caneta.


ESTRATÉGIAS


1ª ETAPA: Trabalhos em grupos e debates coletivos com toda a classe.


AÇÃO 1

Atividades:

1.Existe relação entre a forma e a capacidade e volume de uma embalagem?

2. Existe relação entre o material utilizado na embalagem, a forma e a conservação dos alimentos?

3. O que leva a opção pela fabricação de uma determinada forma de embalagem?

4. Que tipos de informações aparecem nos rótulos das embalagens? Em que sentido elas podem ajudar?

5. Qual o tratamento dado pelos supermercados às mercadorias, quanto á forma de organização para facilitar ao cliente e evitar o desperdício ao estoque? E ao tratamento do lixo?

6.Qual a importância da escolha adequada das embalagens para a preservação do meio ambiente?

7. Por que a perda de alimento significa poluição?

A partir dessas questões, os alunos levantarão hipóteses que poderão ser registradas e guardadas, para confrontar posterior com os dados obtidos a partir do trabalho.
O projeto será realizado em três etapas: exploração das embalagens quanto à forma e medidas de superfície, volume e capacidade; caracterização dos rótulos das embalagens e visita a um supermercado.

AÇÃO 2: Classificando as embalagens

De pose das sucatas trazidas, os alunos poderão classificá-las de acordo com vários critérios: material utilizado, finalidade, tamanho, formas, etc. As classificações poderão ser registradas em papel pardo ou cartolina, para posterior apresentação à classe.
Dentre as possíveis classificações, o professor deve destacar as relacionadas com a forma, sugerindo um trabalho mais sistemático, utilizando conceitos geométricos.
As embalagens podem ser classificadas de acordo com os critérios de objetos tridimensionais: embalagens que representam pirâmides, prismas (aqui se enquadram o paralelepípedo e o cubo), corpos redondos (cone, cilindro e esfera), octaedros, etc. As embalagens mais comuns têm a forma de prismas (paralelepípedos) e cilindros. É evidente que a classificação será feita por semelhança com as formas, pois muitas embalagens não têm uma forma definida. Por exemplo, uma garrafa plástica de refrigerante assemelha-se (é parecida) com um cilindro, mas não é necessariamente a representação de um cilindro.
Ao final do trabalho, todos os registros dos grupos devem ser apresentados para a classe para uma discussão e uma possível síntese que deverá ser registrada (individualmente ou coletivamente)

AÇÃO 3: Planificando as embalagens


Escolher grupos de embalagem que se assemelham quanto á forma e realizar a planificação destas embalagens, tirando as conclusões sobre a planificação de objetos que representam:

- Paralelepípedo: Quantas faces, que polígonos compõem essas faces; existem faces iguais ou não; quantos pares de faces iguais; número de arestas de um paralelepípedo, esse número se mantém ou não; quando o paralelepípedo é planificado?; por quê?; quantas planificações podem ser feitas a partir da superfície de um paralelepípedo; existem faces do mesmo tamanho; quantas?; como as faces iguais se apresentam na planificação? E na caixa montada?

- Cilindros: Que figuras se obtém quando se planifica um cilindro; que relação existe entre as dimensões dessas figuras (por exemplo, qual a relação existente entre os lados do retângulo e os círculos da base do cilindro).

- Cubos: Quantas faces, que polígonos compõem essas faces; existem faces iguais ou não; quantas planificações podem ser feitas a partir da superfície de um cubo; quantas arestas têm um cubo; esse número de arestas se mantém na planificação? Por quê?

- Idem para as demais formas existentes nas embalagens.

Ao se planificar as embalagens, alguns conceitos poderão ser explorados: polígonos e não polígonos (como o circulo, por exemplo), número de faces, arestas e vértices de uma superfície poliédrica, paralelismo entra as faces; igualdade ou não de faces; paralelismo e perpendicularismo de arestas.
Todas as conclusões dos alunos deverão ser registradas com apresentação à classe, discussão, síntese e registro final.

AÇÃO 4: Explorando a área de superfície de algumas embalagens e seu volume.

A atividade tem como objetivo verificar se a escolha de uma determinada forma de embalagem está associada à economia na sua fabricação, os recursos tecnológicos disponíveis ou á facilidade no transporte e acondicionamento da mercadoria.
Para essa atividade, sugere-se escolher, inicialmente, embalagens com formas bem definidas (paralelepípedo, cubos e cilindros)

A)Planificam-se as embalagens calculando as áreas de suas superfícies.
b)Buscar generalizações (fórmulas) para cada tipo de embalagem. Por exemplo: como calcular a área total de um cubo? Como determinar a área total da superfície de um cilindro? (planificar vários cilindros para que o aluno compreenda que as figuras resultantes serão sempre dois círculos iguais e um retângulo cujas dimensões são a altura do cilindro e o comprimento da circunferência que limita o círculo da base).

c) Explorar a medida do volume de cada um desses modelos. Para isso pode ser usado outro tipo de material para calcular o volume. (por exemplo com os cubinhos do material dourado ir construindo cubos de aresta diferentes e em seguida contando quantos cubos cabem no cubo maior. Buscar ainda generalizações da medida do volume de um cubo ( medida da aresta elevada à terceira potência ou ao cubo)).
No caso do paralelepípedo pode ser usados os cubinhos do material dourado buscando generalizações apara a medida do volume ( produto das medidas das três dimensões: comprimento, largura e altura).
No caso do cilindro pode-se usar moedas iguais ou círculos de papelão onde o aluno vai percebendo que é o volume (ou espaço ocupado pela base) e a altura vai depender de duas variáveis: área e base..Buscar ainda generalizações do volume ( medida da área da base multiplicada pela medida da altura).

d)Comparar a área da superfície de uma caixa com forma de paralelepípedo com uma de forma de cilindro percebendo que ambas podem ter a mesma capacidade. Por exemplo um litro: em qual embalagem se gasta maior quantidade de papel sua fabricação?

e)Pesar a embalagem.

(Partindo dessa comparação pode-se levantar a questão: a embalagem na forma de paralelepípedo é mais econômica que a embalagem de forma cilindrica? Pq as embalagens de papel tem a forma de paralelepípedo? (deixar os alunos levantar hipóteses : facilidade de transporte e acondicionamento em casa, nas armários ou depósitos? Podem buscar informações via internet....)


2ª ETAPA : Caracterização dos rótulos das embalagens.

Toda embalagem contém informações nos seus rótulos. Os alunos deverão identificar quais são as informações contidas e após discutir com a turma essas informações. O que pode ser explorado:

a) Unidades de mediadas que aparecem nas embalagens ( litro, ml, g, kg, kal, etc...) sempre explorando o significado dessas unidades e qual o sistema que elas pertencem; capacidade, massa, comprimento, volume, energia....
b) Relacionar as informações que aparecem no rótulo das embalagens descrevendo para que servem.
c) Explorar a importância de se entender essas informações, principalmente aquela que dizem respeito as condições de armazenamento e preservação do produto.(conservação, empilhamento máximo, embalagens danificadas...)
d) Explorar o tempo e as datas de validade dos produtos ou fabricação.
e) Explorar a origem dos produtos (nacional, importado)
f) Analisar as composições químicas dos produtos relacionando com uma alimentação saudável.
g) Relacionar o aumento da produção de alimentos prontos e as condições de trabalho, principalmente da mulher, o q passa a exigir mais rapidez no preparo das refeições em casa.



3ª ETAPA: Visita a um supermercado.


Essa visita tem como objetivo levantamento de dados como; organização dos produtos nas prateleiras, reposição desses produtos, cuidados apara evitar o desperdício, significado das promoções... Esses dados poderão ser levantados principalmente com entrevistas. Elaborar as questões previamente com a turma.
Algumas situações que podem ser pesquisadas:
-como é a organização das embalagens nas prateleiras?
-existe desperdício provocado pelo cliente ou pela inedequação da arrumação das prateleiras ou empilhamento das embalagens?
-qual é a perda média do supermercado com embalagens que se rompem ou latas que se amassam?
-quais as reclamações mais comuns dos consumidores quanto as embalagens?
-quais as providências do supermercado no caso de mercadorias próximas ao vencimento em estoque?
-quais os motivos das promoções?
-qual ao destino do lixo produzido pelo estabelecimento?


Essas informações poderão ser organizadas em tabelas e gráficos seguidos de análises.



CULMINÂNCIA
Plenária em classe onde cada aluno expõe suas conclusões.


AVALIAÇÃO Conforme o PPP da escola.

Um comentário:

  1. Gostei muito,e aprendi mais ainda fko com dúvidas este é peso da matemática quero exemplo de soluçoes na minha vida como usa-la no dia dia..Ex: quanto posso estocar em determinda prateleira com tais medidas que formulas uso?como resolver com pensamentos lógicos?.é isso que se precisa,usar a matemática para resolver os meus problemas diarios seja na casa como no trabalho isso que é difícil encontrar alguém com objetividade neste assunto sem muito bla bla mais com mais resultado e ação .se os estudantes fossem educados dessa forma .tenho certeza que a porcentagem de amantes da matemática elevaria e de uma forma gostosa.. Obrigada desculpe pelo desabafo pois sempre que pesquiso na internet não encontra soluções matemáticamente falando,pratica para tais. aparecidakarmo@yahoo.com.br

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