domingo, 16 de novembro de 2008

MÁQUINAS TÉRMICAS

Envolvidos: Alunos da 2ª série do Ensino Médio


JUSTIFICATIVA: Quando o engenheiro escocês James Watt( 1736-1819) aperfeiçoou a máquina a vapor, no século XVIII, estava aplicando importantes conhecimentos adquiridos no estudo do calor.
Usada para movimentar diversos instrumentos, a energia do vapor permitiu a fabricação de grandes variedades de máquinas, que trouxeram enormes progressos e grandes mudanças sociais em todo o mundo.
A descoberta de que o calor , ao provocar a vaporização da água, pode colocar corpos em movimentos, foi naquele mesmo século pelo físico françês Denis Capin (1647-1714).
A transformação da energia do calor em energia mecânica pode ser observada até mesmo na cozinha de nossa casa: a água em ebulição empurra a tampa da panela por causa do aumento da pressão exercida.
Podemos chamar de máquina térmica qualquer sistema em que seja possível realizar a transformação de calor em energia mecânica.
O estudo das máquinas térmicas nos permite visualizar o que há de impressionante nessas máquinas utilizadas pela humanidade e porque dependemos delas atualmente. O estudo possibilita a abordagem de questões fundamentais para a Física como o seu funcionamento, as transformações gasosas e o princípio fundamental da conservação da energia.

OBJETIVOS: -Relacionar os conteúdos da termodinâmica ao seu cotidiano;
-Reconhecer uma máquina térmica;
-Perceber quais os efeitos positivos e negativos do uso das máquinas térmicas em nosso dia-a-dia.
-Pesquisar em diferentes meios a existência de máquinas térmicas e sua utilização;
-Integrar os conteúdos de física com as outras áreas do conhecimento como história, biologia, geografia e química;
-Desenvolver á crítica em relação á poluição e degradação do meio ambiente ( relacionando com as máquinas térmicas).

DESENVOLVIMENTO:
-Confeccionar cartões com as definições de máquinas térmicas. (professor)
-Formção de grupos (cada grupo receberá um cartão com a definição, revistas, uma cartolina ou pedaço de papel pardo. Apartir daí cada grupo terá de reconhecer, com base no cartão recebido, gravuras de máquinas térmicas. Recortar as gravuras e colar no papel apresentando a classe posteriormente para discussão.)
-Fazer uma lista das máquinas térmicas conhecidas pelos alunos e outra das não térmicas se for o caso.
-Uso do livro texto para aprofundamento do assunto.
-Conversar com um mecânico sobre o funcionamento do motor de carro.
-Conversa sobre o funcionamento da geladeira.
-Pesquisa sobre os diversos tipos de geladeiras existentes no mercado e seu funcionamento (consumo de energia).
-Visita da madereira que funciona com uma máquina à vapor e posteriormente discussão sobre o seu funcionamento.
-Discussão sobre a poluição do meio ambiente.

AVALIAÇÃO:Contínua durante todo o processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário