domingo, 16 de novembro de 2008

A ENERGIA DOS ALIMENTOS


























Envolvidos: alunos de 7ª série

JUSTIFICATIVA: A quantidade de energia que cada alimento possui e que será utilizada pelo corpo para realizar todas as suas funções como digestão, respiração, prática de exercícios... chama-se CALORIA.Todos os alimentos possuem calorias mas em diferentes quantidades. Essa energia presente nos alimentos é liberada no interior das células por meio de reações químicas e é medida em caloria por grama (cal/g); usualmente pode-se utilizar a quilocaloria (kcal), sendo que 1kcal=1000cal.É muito importante combinar alimentos diferentes para garantir a ingestão de todas as substâncias essênciais ao pleno funcionamento do organismo.As calorias começam a pesar na balança quando você ingerir mais calorias do que gasta. As calorias dos alimentos (ou energia) poderão ser queimadas ou armazenadas no corpo na forma de gordura. Aí entra a importância de se ter uma aliamentação balanceada.As necesidades energéticas de cada pessoa dependem de diversos fatores como a idade, sexo, altura, peso, atividade física dentre outros. Em geral mulheres adultas gastam de 1800 a duas 2400cal e homens de 2400 a 2800cal por dia para manter o trabalaho do organismo.Uma dieta equilibrada previne a obesidade e uma enorme quantidade de doenças dentre elas a arteriosclerose.Para saber quantas calorias você precisa consumir diariamente é preciso consultar um nutricionista que lhe dará a dieta personalizada, pois cada pessoa tem uama necessidade energética diferente.


OBJETIVO GERAL: Desenvolver o ensino aprendizagem em ciências incentivando a pesquisa e construção da atividade científica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Desenvolver a pesquisa em sala de aula;
-Reconhecer a importância dos nutrientes para o bom funcionamento do nosso corpo;
-Desenvolver hábitos alimentares saudáveis;
-Reconhecer qual é a unidade de energia dos alimentos;
-Previnir a obesidade e doenças provocadas pela má alimentação;
-Analisar e propor se necessário propor mudanças na sua dieta alimentar.


DESENVOLVIMENTO:
-Pesquisa e coleta do material;
-Discussão do assunto em sala de aula (dieta alimentar saudável);
-Elaboração de textos;
-Confecção de cartazes e álbum dos alimentos;
-Coleta de alimentos e confecção e tarjas identificando o valor energético de cada alimento.

RECURSOS: Livro de ciências, livros diversos, revistas, jornal, internet..


MATERIAIS UTILIZADOS: Cartolina, papel a4, figuras de revistas e jornais, canetas coloridas, alimentos para demonstração, EVA, TNT, cola, fita adesivaa, filme plástico, suportes descartáveis...

AVALIAÇÃO: Contínua durante o desenvolviemto da atividade, observação e análise dos resultados e ainda os aspectos quantitaivos como: organização, relacionamento entre grupos, respeito, participação e realização das atividade encaminhadas pelo professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário