sexta-feira, 7 de novembro de 2008

MUDANÇAS AMBIENTAIS E GLOBAIS.

Temos alternativas e saídas?


Se nós seres humanos fazemos parte de um sistema construído históricamente com valores e atitudes adotados pelas últimas duas gerações , e provocando mudanças no planeta, será que conseguiremos achar uma saída?

Vivemos em uma sociedade que valoriza o possuir e acumular bens, ocupar uma posição de comando dos outros.
Essa visão estimula a competição, a violência, o medo da excassez, a necessidade de acumular mais enfatizando sempre a produção e o consumo de bens materiais muitas vezes desnecessários.
Precisamos pensar ações e medidas sustentáveis assim como políticas mitigadoras adaptativas, preventivas, transformadoras e ainda formas de conviver e reverte alguns impactos ambientais já hoje em todos os âmbitos.
Precisamos propor mudanças de ver o mundo, a sociedade e os valores que realmente contribuem para a sobrevivência humana com qualidade de vida.
É nosso dever pensar com responsabilidade pelo presente e pelo futuro, não só no certo prazo, mas numa perspectiva que sugere a lógica de acumulação sustentável.
Pena que nem todos pensem assim.
Somos parte de um modelo civilizatório, históricamente construído, que não garante a sustentasbilidade de vida.
Por isso devemos questionar se não seria necessária uma revisão desse modelo e para isto partimos de conhecimentos já adquiridos e debates democráticos para construírmos novos caminhos.


(Boletim Um Salto Para o Futuro)

Um comentário:

  1. Rejane quero ver vc lá na III Conferência. Acredite! A semente lançada caiu em solo fértil.As alternativas e saídas também dependem de nossa ação. Siga com determinação.
    Marise - NTE/SMOeste-SC

    ResponderExcluir