segunda-feira, 10 de novembro de 2008

DESAFIOS DA INTERDISCIPLINARIEDADE

A interdisciplinariedade é um grande desafio para quem trabalha com Educação Ambiental, pois presume a integração entre conteúdos das diferentes disciplinas, excluindo qualquer hierarquia.
A educação ambiental só ocorre se houver uma interação entre os professores da escola, e consequentemente, entre as disciplinas, sendo necessário discutir a transversalização da Educação ambiental e o que e como abordarão os conteúdos.Isto sempre com o objetivo de alcançarem um conhecimento global e integrado da realidade socioambiental.
Sem essa interação entre os professores, não conquistamos o exercício interdisciplinar, que favorece a inserção da temática ambiental e o entendimento da complexa realidade ambiental pelo aluno, para articular as dimensões culturais, sociais e históricas.
É necessário uma discussão prévia entre os professores das diferentes disciplinas para elaborar um planejamento integrado.
Essa forma coletiva e integrado (em que não existe supremacia entre as disciplinas do currículo) deve se tornar parte do planejamento escolar, proporcionando a desejada ruptura com a fragmentação e o reducionismo do conhecimento.
Essa concepção assegura que o planejamento integrado nas escolas seja componente da carga horária do professor.

( extraído do Boletim Um Salto Para o Futuro - Mudanças ambientais globais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário